Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2012 - 03h00

Passeios diferentes revelam a história e a natureza da ilha

SILVIO CIOFFI
EDITOR DE "TURISMO"

Quem tem fome de história logo fica impressionado com o acervo do museu Bishop (bishopmuseum.org), aberto de quarta a segunda, das 9h às 17h.

Veja galeria de fotos do Havaí
Escritores se deixaram enfeitiçar pelo Havaí
Polinésia logo entrou no mapa-múndi da literatura
Desbravador (e explorador), 'sir' Cook descobriu o Havaí em 1778

O local não fica perto de Waikiki e, sim, numa casa dos anos 1880 que conta a história do Havaí e de toda a Polinésia, mostrando canoas e pranchas antigas, estátuas e trajes rituais, vídeos e fotos. Tem inclusive instalações para mostrar a navegação tradicional pelas estrelas, explicar os vulcões e elencar as espécies de animais e plantas.

Com mesma pegada, o palácio Iolani (www.iolanipalace.org), aberto de terça a sábado, das 9h às 15h30, merece uma visita mais rápida e mostra como viveram Kalakaua, que o construiu, em 1882, e sua irmã e sucessora Liliukalani, os dois últimos monarcas havaianos.

Já as marcas do ataque japonês a Pearl Harbor, em 1941, são o assunto da visita ao USS Arizona Memorial (www.ussmissouri.org), que funciona das 7h30 às 17h e tem sempre filas infinitas.

Silvio Cioffi/Folhapress
Concluído em 1882, o palácio Iolani teve iluminação elétrica antes de qualquer outro
Concluído em 1882, o palácio Iolani teve iluminação elétrica antes de qualquer outro

Mas a extravagância que vale a pena é o passeio de helicóptero da Blue Hawaiian (www.bluehawaiian.com), que parte de um canto do aeroporto de Honolulu e, por 50 minutos que parecem horas, dá a volta completa na ilha por nada módicos US$ 191.

Para mergulhar com golfinhos e ver tartarugas, a dica é o passeio da Wild Side Specialty Tours, que parte do portinho de Waianae, na costa oeste de Oahu, às 8h. É preciso reservar (00/xx/1/808-306-7273).

O local, depois da praia de Makaha, é distante da maioria dos hotéis, e o preço por pessoa também é salgado como a água do mar: cerca de US$ 200. Mas a experiência de navegar numa lancha ao largo da ilha de Oahu, avistar montanhas e fazer snorkel em praias remotas vale cada "cent".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página