Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2012 - 07h15

Turismo de estrangeiros deve crescer na Espanha em 2012

DA EFE

O ministro de Indústria, Energia e Turismo da Espanha, José Manuel Soria, destacou neste domingo os bons números do turismo de estrangeiros no país - que no final deste ano pode superar a casa de 58 milhões de visitantes, acima do resultado de 2011 -, mas disse que as perspectivas para o turismo interno não são tão positivas.

"Estamos preocupados com o comportamento do turismo nacional", disse Soria em entrevista à agência Efe.

Essa situação, explicou, "é um reflexo direto da situação da economia e da queda nos níveis de renda disponível dos espanhóis, unido ao drama representado pelos mais de 5,6 milhões de desempregados na Espanha".

Gustau Nacarino/Reuters
Turistas fazem fila para embarcar em ônibus de city tour na cidade de Barcelona, na Espanha
Turistas fazem fila para embarcar em ônibus de city tour na cidade de Barcelona, na Espanha

Em outro ritmo, o turismo internacional se mantém em crescimento, e isso apesar de 2011 já ter sido "um ano muito bom", segundo o ministro.

No primeiro semestre de 2012, 25,1 milhões de turistas internacionais chegaram na Espanha, 2,9% a mais que no mesmo período de 2011, ano no qual o número beirou os 57 milhões.

"Talvez estaremos na casa de 58 milhões de turistas estrangeiros" ao final de 2012, afirmou Soria, ressaltando que o turismo é o setor mais importante da Espanha, onde "representa 11 de cada 100 euros da atividade econômica" e emprega 2,5 milhões de pessoas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página