Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2012 - 04h29

Niemeyer foi festejado em festival suíço de arte atual

SILVIO CIOFFI
EDITOR DE "TURISMO"

Para promover St. Moritz também no verão, são realizados eventos como o festival Art Masters (www.stmoritzartmasters.com), que neste ano aconteceu entre 24 de agosto e 2 de setembro, homenageando, aliás, o arquiteto Oscar Niemeyer e reunindo obras de artistas do Brasil.

Na Basileia, a onda no verão é tomar banho no rio Reno
Turismo esportivo e de luxo se fundem na alpina St. Moritz
Animada, Zurique dorme tarde e dirige muito pouco

O arquiteto carioca não foi, mas o St. Moritz Art Masters exibiu, em diversos locais, obras de artistas contemporâneos brasileiros como Vik Muniz, Adriana Varejão, Carlito Carvalhosa, Roberto Cabot e St. Clair Cemin.

Paulo Sérgio Niemeyer Makhol, bisneto do arquiteto, apresentou por lá a sua espreguiçadeira chamada "Chaise Rio", confortável e confeccionada em fibra de carbono. A cadeira fez sucesso com suas curvas que aludem ao Pão de Açúcar.

Esculturas dispostas nas ruas do centrinho de St. Moritz, dentro de igrejas e à beira do lago disputaram espaço com mostras de fotografia e de retratos, e até mesmo com veículos atuais e históricos da Mercedes-Benz e da Maseratti, empresas que participaram do evento.

ARTE NA MONTANHA
Mas não é só na Art Masters que reside o compromisso de St. Moritz com as artes plásticas. Tradicionalmente retratada por artistas como Emile Cardinaux (1877-1936), a região é pródiga em galerias e, desde 1908, tem num museu a coleção do pintor suíço-italiano Giovanni Segantini (www.segantini-museum.ch).

Na cidade, há locais históricos como a casa-museu Chesa Planta (www.chesaplanta.ch), antiga residência forrada de objetos de arte. Neste ano, o St. Moritz Art Masters exibiu ali uma instalação do artista Carlito Carvalhosa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página