Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2012 - 07h10

Frank Gehry fará três arranha-céus em Toronto, Canadá

DA EFE

Mike Cassese - 1º.out.12/Reuters
o arquiteto Frank Gehry mostra modelo de conjunto de prédios
o arquiteto Frank Gehry mostra modelo de conjunto de prédios

O arquiteto canadense Frank Gehry anunciou na última segunda-feira que vai construir três arranha-céus no centro de Toronto, a maior cidade do Canadá, onde ele nasceu.

Os três edifícios vão incluir museus, galerias de arte e uma universidade. A construção, porém, vai eliminar um dos teatros mais conhecidos da metrópole canadense.

Os três arranha-céus, que terão entre 80 e 85 andares, estarão situados um ao lado do outro no chamado "distrito do entretenimento" de Toronto, local onde hoje em dia fica o teatro Princesa de Gales

Rodrigo Provazi
Torre de observação na Citadela de Alexandre, o Grande, construída há 2.300 anos, no centro de Herat
Torre de observação na Citadela de Alexandre, o Grande, construída há 2.300 anos no centro da cidade de Herat

CRÍTICAS

Gehry repudiou as críticas que recebeu pelo desenho dos três edifícios, que reconheceu ser provisório, e lembrou que o conceito do museu Guggenheim em Bilbao, na Espanha, também foi controverso.

"Em Bilbao, queriam atirar em mim quando viram o desenho do Guggenheim, e agora a cidade tem um ingresso anual de US$ 500 milhões", afirmou Gehry durante a entrevista coletiva em que apresentou o projeto para os novos prédios de Toronto.

"Não é um desenho final. Em meu trabalho, faço por volta de 50 modelos. Ele vai evoluir, mas terá esse aspecto", completou o arquiteto, que nasceu há 83 anos em Toronto, sobre o desenho apresentado na segunda-feira.

POTENCIAL

O empresário David Mirvish -cujo pai construiu o teatro Princesa de Gales há 20 anos-, promotor do projeto, qualificou como "esculturas" os três edifícios projetados por Gehry. "Eles podem se converter em um símbolo do que Toronto pode ser", completou.

Anteriormente, Ghery havia afirmado, por meio de um comunicado, que com esse projeto queria "criar edifícios que sejam bons vizinhos aos prédios que os cercam e que respeitarão a riqueza e a diversidade histórica da área".

INSTITUIÇÕES

Nas vizinhanças do local em que serão levantados os arranha-céus se encontram outras duas instituições de Toronto, o teatro Royal Alexandra e o Roy Thomson Hall, assim como a nova sede do Festival Internacional de Toronto, o edifício Bell Lightbox.

Os planos apresentados por Gehry indicam que cada um dos edifícios será erguido sobre plataformas de seis andares, que sustentarão entre 80 e 85 andares.
A primeira obra de Gehry no Canadá foi a ampliação e a revitalização da Art Gallery of Ontario, também em Toronto. A reforma teve início em 2004, e o edifício remodelado foi reinaugurado em novembro de 2008.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página