Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/11/2012 - 17h31

Aeroporto de Viracopos começa a ser administrado pela iniciativa privada

DE SÃO PAULO

O aeroporto internacional de Viracopos, na cidade de Campinas, a 90 quilômetros de São Paulo, começou a ser administrado na última quarta-feira pela concessionária Aeroportos Brasil, que venceu o leilão feito pelo governo em fevereiro deste ano.

Viracopos, um terminal com capacidade para transportar 7,5 milhões de passageiros anuais, será administrado por um período de 30 anos pela concessionária, cujo operador, com uma participação de 10%, é o grupo francês Egis Airport Operation (Egisavia).

Em um ato do qual participaram várias autoridades municipais, o consórcio assumiu a gestão com o desafio de transformá-lo em uma infraestrutura moderna e no maior da América Latina, segundo João Santana, presidente do Conselho de Administração do consórcio.

Andre Vicente/Folhapress
Saguão de Viracopos, em Campinas (SP), que passa a ser administrado pela iniciativa privada
Saguão de Viracopos, em Campinas (SP), que passa a ser administrado pela iniciativa privada

Santana descartou a possibilidade de acontecerem atrasos na primeira fase de ampliação do aeroporto, fixada para maio de 2014, antes da realização da Copa do Mundo.

Essa primeira obra deve duplicar a capacidade do aeroporto e elevá-la para 14 milhões de passageiros.

O novo terminal terá 110 mil metros quadrados de superfície e 28 postos de estacionamento de aviões equipado com fingers, além de sete posições remotas com acesso de ônibus.

No leilão de fevereiro, o governo adjudicou também as concessões para tramitar e modernizar os aeroportos internacionais de Guarulhos, em São Paulo, e de Brasília.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página