Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2012 - 07h16

China inaugura linha férrea mais rápida do mundo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

China inaugurou nesta quarta-feira a linha de trem mais rápida do mundo ligando Pequim à metrópole de Cantão no sul do país, numa demonstração do compromisso das autoridades em buscar soluções para o problemático sistema de transportes chinês.

O trajeto de 2.298 quilômetros deve reduzir o tempo de viagem para menos de 10 horas em trens que andarão a 300 quilômetros por hora.

Após uma cerimônia com autoridades estatais, o primeiro trem-bala que cobre o trajeto partiu às 9h locais (23h de terça-feira em Brasília) da Estação Oeste de Pequim, e uma hora depois aconteceu a viagem inaugural no sentido contrário.

O primeiro trem-bala Pequim-Cantão cobriu o percurso em 7 horas e 59 minutos, enquanto jornalistas chineses a bordo do que partiu de Cantão relataram uma hora de atraso, aparentemente por causa da neve e do gelo nos trilhos de um dos trechos que fizeram com que os condutores reduzissem a velocidade para menos de 300km/h.

Os trens mais rápidos da linha cobrirão o trajeto em menos de 8 horas, frente às 20 dos modelos convencionais.

Xinhua, Jiao Hongtao/Associated Press
Trem-bala atravessa a ponte Yongdinghe, em Pequim; China inaugurou linha férrea mais rápida do mundo
Trem-bala atravessa a ponte Yongdinghe, em Pequim; China inaugurou linha férrea mais rápida do mundo

A nova infraestrutura marca um antes e depois na conexão por terra de muitas cidades do interior do país (capitais provinciais como Shijiazhuang, Zhengzhou, Wuhan e Changsha).

Os trens passam por seis províncias nas quais vivem cerca de 600 milhões de pessoas - quase a metade da população nacional -, e agora o próximo desafio é a linha Zhengzhou-Xuzhou, que fará a ligação direta entre as ferrovias Pequim-Cantão e Pequim-Xangai.

Na linha recém-inaugurada, circularão a cada dia, cobrindo parcial ou totalmente o trajeto, 155 trens, cuja via transcorre paralela à das ferrovias convencionais.

Os bilhetes custarão 700 ou 800 iuanes (R$ 229 ou R$ 262) para a classe turística, ou o dobro nos vagões de luxo, um preço que para muitos chineses continua sendo elevado, e pouco competitivo em relação ao dos aviões.

Recentemente foi inaugurada outra importante linha, entre Pequim e Harbin (vizinha à Rússia), a primeira do planeta na qual os trens-bala circulam por montanha, que unida à abertura da Pequim-Cantão faz com que os viajantes na China possam viajar do extremo norte ao sul do país em alta velocidade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página