Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2013 - 08h00

Leicester, na Inglaterra, entra na onda de Ricardo 3º

DE SÃO PAULO

Editoria de arte/Folhapress
OS OSSOS DO REI Restos mortais de Ricardo 3º foram encontrados em estacionamento em Leicester
OS OSSOS DO REI Restos mortais de Ricardo 3º foram encontrados em estacionamento em Leicester

A recente -e surpreendente- descoberta da ossada de Ricardo 3º, o último rei da linhagem Plantageneta, sob um estacionamento, colocou a cidade inglesa de Leicester, a 140 km de Londres, nos destaques da imprensa de todo o mundo.

Ricardo 3º (1452-1485) foi eternizado por William Shakespeare em uma peça que leva seu nome como um monarca sem princípios morais, corcunda, que elimina friamente qualquer um em seu caminho para o trono.

E a cidade embarca na descoberta, considerada uma das mais importantes da era moderna. Amanhã, uma exposição sobre o rei e a descoberta de seu esqueleto será inaugurada no Guildhall.

Editoria de arte/Folhapress
VIDA E IMAGEM DE RICARDO 3º
VIDA E IMAGEM DE RICARDO 3º

Não faltarão eventos relacionados ao rei na cidade -o site de turismo de Leicester (www.visitleicester.info) lista tours, performances e exposições ao longo do ano.

A programação inclui palestras de especialistas que participaram da descoberta -a primeira, no dia 17, é com Turi King, professor de genética e arqueologia da Universidade de Leicester.

Outro evento é um serviço em memória do rei, na catedral da cidade, em 22 de agosto, data de sua morte.

O acontecimento histórico ligado a Ricardo 3º que sempre atraiu visitantes à região de Leicester é a batalha de Bosworth.

Um local que ganha notoriedade com a descoberta da ossada é a catedral de Leicester, onde os restos mortais do rei devem ser enterrados.

ALÉM DA REALEZA

As atrações de Leicester e arredores não se limitam aos locais ligados a Ricardo 3º.

Na cidade, o símbolo do chamado "quarteirão cultural" é o Curve Theatre, conhecido por seu projeto arquitetônico arrojado.

Outro local interessante é o mercado de Leicester, com 270 estandes, a maioria vendendo frutas e vegetais. Com 800 anos, é tido como o maior mercado coberto da Europa.

Uma das maiores atrações turísticas da área fica nos arredores da cidade: o National Space Center, dedicado à exploração do espaço sideral.

O centro abriga o maior planetário do Reino Unido e a única cápsula Soyuz, de fabricação soviética, na Europa Ocidental. O ingresso para adultos custa £ 13 (R$ 40,37) para adultos.

A cerca de 50 km de Leicester fica o castelo Belvoir, prato cheio para quem quer ver luxo da aristocracia britânica. O local, onde mora o duque de Rutland e família, reabre após a Páscoa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página