Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2013 - 14h03

Rail Europe destaca aumento de turistas brasileiros nos trens europeus

DA EFE

A empresa franco-suíça Rail Europe, responsável pela venda de passagens de trem na Europa, destacou que a demanda por seus serviços aumentou no último ano no mercado brasileiro, afirmou nesta sexta-feira uma fonte da companhia.

"O viajante brasileiro está mais maduro e não tem medo de usar um meio de transporte que não conhece", afirmou a gerente da Rail Europe na América do Sul, María Corinaldesi.

A venda de passagens em trens europeus comercializadas pela Rail Europe no Brasil aumentou 8% em 2012 e a participação do país sul-americano atingiu esta mesma porcentagem no lucro líquido da empresa, que foi recorde com 200 milhões de euros (US$ 256,5 milhões) no ano passado, segundo a companhia.

María considerou que a expansão no Brasil obedece "uma combinação de fatores e o aumento do poder aquisitivo das pessoas", além dos laços culturais e familiares de muitos brasileiros com os países europeus.

"Os brasileiros também entenderam que viajar em trem não necessariamente tem que ser mais barato, pois são oferecidos serviços de luxo para que o cliente viaje com muito mais conforto do que em qualquer outro meio de transporte", afirmou.

Priscila Pastre-Rossi/Folhapress
Trem da Rail Europe que passa por Paris, Suíça e Itália; Brasil é 5º maior comprador de passagens da companhia
Trem da Rail Europe que passa por Paris, Suíça e Itália; Brasil é 5º maior comprador de passagens da companhia

No entanto, María disse que em termos do custo-benefício pode ser melhor se locomover dentro da Europa em trem do que em avião, pois a rede ferroviária chega diretamente aos centros das cidades, enquanto a maioria dos aeroportos estão em lugares afastados.

"A evolução do trem como transporte imprescindível é uma realidade na Europa e com o aumento de brasileiros e latino-americanos nos trens europeus, com sua familiaridade com este transporte, eles podem no futuro exercer algum tipo de pressão para reativar este meio na América Latina", ressaltou a executiva.

O Brasil passou nos últimos três anos do oitavo para o quinto lugar na lista de consumidores de produtos e serviços da Rail Europe, atrás de Austrália, Coreia do Sul, Japão e Índia.

Segundo a gerente da Rail Europe para a América do Sul, em 2013 a empresa ampliará sua gama de serviços na região, mediante estratégias de marketing e alianças com outras companhias, além da facilidade para a compra na internet em moeda e idioma locais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página