Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2010 - 20h33

Brasileiros seguem como principais turistas estrangeiros na Argentina

LUIZ ANTÔNIO ALVES
CORRESPONDENTE DA AGÊNCIA BRASIL EM BUENOS AIRES

Atualizado às 21h31.

Os brasileiros seguem como os mais numerosos turistas entre os que visitam a Argentina --os argentinos também são historicamente os que mais visitam o Brasil, segundo o Ministério do Turismo daqui.

Divulgação
Ciclistas pedalam na Patagônia, região argentina
Ciclistas pedalam na Patagônia, região argentina

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Documento divulgado na semana passada pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec), órgão do governo argentino equivalente ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informa que 90.450 brasileiros entraram na Argentina em setembro deste ano, o que representa 33% do total de estrangeiros que visitaram o país no período.

O levantamento foi realizado no Aeroporto de Ezeiza e no Aeroparque, onde se concentram os voos regionais.

Este número significa 156,1% a mais do que em igual período de 2009. O acumulado do ano mostra que 646.449 brasileiros viajaram pelo território argentino até setembro.

De acordo com o Indec, o levantamento, que inclui também a entrada de cidadãos de outras regiões do mundo, identifica a recuperação do grave déficit ocorrido em 2009 no setor de turismo da Argentina.

CRISE

No ano passado, a crise internacional e a gripe A, também conhecida como gripe suína, afastaram os visitantes internacionais do país.

Entre julho e agosto do ano passado, os principais hotéis de Buenos Aires, por exemplo, registraram taxas de ocupação variando entre 20% a 50%.

Depois dos brasileiros, são os chilenos os turistas que mais visitam o país vizinho. Os números do Indec mostram que em setembro deste ano eles representaram 31% do total de turistas estrangeiros no país. Em seguida, vêm os europeus (5,2%) e os norte-americanos e canadenses (2%).

A média dos gastos de brasileiros, principalmente em Buenos Aires, é de US$ 156 --cerca de R$ 270.

A marcante presença dos brasileiros na Argentina é atribuída à melhoria do nível do emprego no Brasil, ao melhor poder aquisitivo da população brasileira e à forte valorização do real.

TURISMO INTERIOR

Para completar o quadro positivo do setor de turismo na Argentina, o Indec registra que também aumentou a quantidade de cidadãos locais que viajam pelo seu próprio país.

Calcula-se que os turistas internos poderão bater um recorde graças ao bom nível do consumo local, à elevação da taxa de emprego e à maior quantidade de fins de semana com "feriadões", graças a um novo organograma organizado pelo governo federal.

O turismo representa atualmente 7,7% do Produto Interno Bruto (PIB) argentino e o objetivo do governo é aumentar para 10%.

De acordo com o ministro argentino de Turismo, Enrique Meyer, o país continua se consolidando como um destino turístico internacional graças "ao profissionalismo, à qualidade da força de trabalho empregada pelo setor e aos investimentos do governo".

De acordo com as projeções do ministro, em 2010 a Argentina deverá receber mais de 5 milhões de estrangeiros.

Natacha Pisarenko/AP-25.mai.2010
As cores da bandeira argentina são projetadas na fachada da antiga prefeitura de Buenos Aires, durante comemoraçao dos 200 anos da Revolução de Maio, que abriu caminho para a independência do país
As cores da bandeira argentina são projetadas na fachada da antiga prefeitura de Buenos Aires, durante comemoraçao dos 200 anos da Revolução de Maio, que abriu caminho para a independência do país
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página