Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2011 - 14h50

Museu TAM recebe mais dois aviões para exposição em São Carlos

DE SÃO PAULO

O visitante do Museu TAM (www.museutam.com.br) pode conferir mais duas aeronaves no acervo exposto em São Carlos, interior paulista: um Hawker Siddeley HS-125 doado pela FAB (Força Aérea Brasileira) e um ultraleve Roloff-Unger RLU-1 Breezy Pusher, integralmente montado nas oficinas de restauração da instituição.

Agora, são 76 unidades em exposição, o maior acervo de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea. Desde junho do ano passado, quando foi reinaugurado, o Museu TAM já recebeu mais de 88 mil visitantes.

Divulgação
Hawker Siddeley HS-125, doado pela FAB (Força Aérea Brasileira) ao Museu TAM
Hawker Siddeley HS-125, doado pela FAB (Força Aérea Brasileira) ao Museu TAM

Utilizado pela FAB desde a década de 1960, o HS-125 é um bimotor a jato que serviu para o transporte de autoridades e foi utilizado para a calibragem dos equipamentos e dos instrumentos de aproximação dos aeroportos e das bases aéreas brasileiras.

"Ele fez parte do Grupo Especial de Inspeção de Voo. Em pouco tempo, ganhou dos pilotos o apelido de 'avião laboratório'", informa João Amaro, presidente do Museu TAM.

A outra novidade, o Breezy, foi um dos primeiros ultraleves construídos nos Estados Unidos, em 1965. Vendido em kits para ser montado em casa, com dois assentos (piloto à frente, passageiro atrás), o modelo é um dos mais populares e antigos do mundo.

Hoje, apenas as suas plantas são vendidas. Para a sua construção, a equipe de restauração do Museu TAM decidiu utilizar motor de 115 HP na traseira ("pusher") e as asas do Piper J-3, modelo mundialmente conhecido como uma das mais notáveis aeronaves de instrução.

Divulgação
Ultraleve Roloff-Unger RLU-1 Breezy Pusher, montado para exposição no Museu TAM
Ultraleve Roloff-Unger RLU-1 Breezy Pusher, montado para exposição no Museu TAM

Além de peças raras, o Museu TAM tem auditório para palestras, conferências e eventos culturais; uma área dedicada a turbinas; exposição de uniformes que apresenta a evolução da moda no setor desde a década de 1960; além da história da TAM.

SERVIÇO

Museu TAM
Telefone: 0xx16/3306-2020.
Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até as 15h).
Ingressos: R$ 25, com meia entrada de R$ 12,50 para estudantes e idosos de 60 a 65 anos. Idosos a partir de 65 anos e crianças até 6 anos não pagam.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página