Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2011 - 08h00

Folha compara seções de turismo em portais portugueses e africanos

MARINA DELLA VALLE
DE SÃO PAULO

Esta semana o caderno de Turismo da Folha continuou sua análise sobre como os jornais em diferentes línguas abordam o turismo em seus sites. Desta vez, foram comparados veículos de comunicação em língua portuguesa, excluídos os do Brasil.

Veja comparação entre seções de turismo de veículos em língua portuguesa
Folha analisa seções de turismo em alguns dos principais jornais de língua inglesa
Compare as seções de turismo dos portais de grandes jornais de língua inglesa
Veja análise das seções de turismo de sites dos principais jornais em espanhol
Compare as seções de turismo dos principais jornais de língua espanhola

A primeira impressão que salta à vista é a diferença de tratamento do assunto entre os sites de jornais lusos e os dos países falantes do português na África, além de Macau, região da China onde a língua é usada. Os sites dos jornais parecem ignorar o turismo, enquanto dedicam seções a temas como comportamento e beleza.

Quando o site permite busca em seus arquivos, as reportagens relacionadas a turismo em geral têm um viés econômico, com poucas informações práticas para quem gostaria de visitar o país em questão.

Quem faz esse papel são os portais dos países no domínio Sapo e a Angop (Agência Angola Press), que abrigam páginas destinadas ao turismo -a diferença é que as reportagens são sobre viagens nos próprios países em que os sites funcionam, sem destinos internacionais. A cobertura é dedicada ao viajante que quer conhecer essas regiões, e não ao leitor local que deseja ir ao exterior.

Reprodução/Viajar.sapo.mz
Reprodução do site Sapo Viajar Moçambique
Reprodução do site Sapo Viajar Moçambique

A agência Angola Press, por exemplo, divide o conteúdo por região do país e tem serviços apenas sobre os destinos abordados. Em uma pesquisa sobre o Brasil, a última notícia relacionada ao turismo, de 11 de maio, fala sobre a participação de representantes brasileiros em um fórum empresarial dedicado ao setor.

Já o portal Sapo Moçambique inclui uma seção de viagem com banco de informações divididos por região e por tema, além de uma espécie de guia do país. O portal Sapo de Angola tem uma seção nos mesmos moldes, assim como o de Cabo Verde, que, além da página com informações úteis comuns aos três sites, conta com previsão do tempo e calendário de festividades em algumas reportagens.

A cobertura de turismo on-line dos jornais portugueses varia um tanto no quesitos conteúdo e destaque. O "Diário de Notícias", por exemplo, não tem uma seção específica para turismo em seu site. Para encontrar notícias relacionadas a viagens, é preciso utilizar o sistema de busca por palavras-chave.

O site do "Expresso" tem um tratamento bastante parecido com o do "Diário de Notícias" - não há uma página específica para turismo, e as notícias sobre o tema estão dentro da seção de economia na internet.

Já o site do "Público" dedica um bom espaço ao turismo, com um banco de notícias dividido por regiões de Portugal, por áreas do globo e por tema. O site mantém um mecanismo de busca de hotéis e conta com indicações de restaurantes, além de uma seção para dicas dos leitores e especialistas cujo intuito é tirar dúvidas dos internautas -ou seja, uma grande diferença em relação aos outros sites abordados pela coluna.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página