Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2011 - 18h59

Agentes de viagem aderem a pacto contra a exploração sexual

AGÊNCIA BRASIL

A Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav) aderiu nesta quarta-feira (19) ao Pacto Empresarial Contra Exploração Sexual no Turismo, assinado durante a abertura do 39º Congresso Brasileiro de Agentes de Viagens, no Rio de Janeiro.

Além de rechaçar a prática da venda da imagem do Brasil pela via do sexo, o objetivo do pacto é combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

No evento, estavam a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e a apresentadora Xuxa Meneghel, presidente da fundação voltada para crianças que leva o seu nome.

Para a ministra, o apoio da Abav é estratégico, pois, segundo ela, o Brasil precisa modificar a imagem que ainda tem no exterior como sendo destino de turismo sexual envolvendo crianças e adolescentes.

"Onde se instala o turismo de caráter sexual, há a morte do turismo como cultura, como desenvolvimento. Temos que nos adiantar diante disso. Todos podem denunciar gratuitamente ligando para o Disque 100, de qualquer lugar do Brasil", disse Maria do Rosário.

De acordo com a ministra, a central de atendimento Disque 100 já recebeu milhares de denúncias de 2.930 municípios brasileiros, mais da metade das cidades do país. Além disso, a Polícia Rodoviária Federal identificou, por meio de um mapeamento, 1.800 pontos nas estradas brasileiras onde ocorre exploração sexual.

"É dever da Abav, dos agentes e de qualquer profissional de turismo e de todos os brasileiros combater este mal que afeta e desrespeita nossa sociedade, nossas crianças e prejudica drasticamente a imagem do Brasil," declarou o presidente da Abav, Carlos Alberto Amorim Ferreira.

O pacto prevê a realização de uma série de ações, como um selo exclusivo da campanha, cartazes, cartilhas entre outras ações educativas e de alerta.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página