Dicionário Oxford elege 'emergência climática' como palavra do ano

Uso da expressão escolhida teve rápida ascensão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Dicionário Oxford, um dos principais de língua inglesa no mundo, elegeu o termo "emergência climática" como a sua palavra do ano de 2019.

A publicação britânica define a expressão como "uma situação em que é necessária ação urgente para reduzir ou interromper a mudança climática e evitar danos ambientais potencialmente irreversíveis".

Todos os anos, um júri escolhe a palavra vencedora tendo como base o potencial duradouro e a significância cultural do termo. 

De acordo com o dicionário, a seleção de 2019 levou em conta não apenas a intensificação do debate em torno da questão climática ao redor do mundo, mas também da linguagem usada pelas pessoas ao falarem sobre o assunto. 

 

Uma análise do banco de dados de Oxford mostrou que o uso da expressão "emergência climática" teve rápida ascensão, partindo de "relativa obscuridade para um dos termos mais proeminentes —e proeminentemente discutidos— em 2019". 

O emprego dessas palavras teve crescimento de mais de 100 vezes desde o mês de setembro de 2018, ainda de acordo com a análise.

As palavras dos últimos cinco anos

2019 Emergência climática 

2018 Tóxico  

2017 Youthquake (terremoto jovem) 

2016 Pós-verdade 

2015 Emoji de risada com lágrimas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.