Descrição de chapéu Olimpíadas 2024

'Drag queens' e beijo entre homens: os LGBTs na abertura de Paris-2024

Performance de desfile de moda em ponte sobre o rio Sena incomodou extrema direita

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Paris | AFP

Dois homens se beijando, drag queens recriando a Última Ceia e uma modelo trans: a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 incluiu referências à comunidade LGBTQIA+, o que incomodou uma parte da extrema direita francesa.

Um dos momentos marcantes foi um quadro artístico intitulado "Festividade", que começou com a imagem de um grupo sentado junto a uma mesa, em que estavam várias drag queens célebres, como Nicky Doll, Paloma e Piche. A cena lembrava a última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos.

Com música da DJ francesa Barbara Butch, militante feminista e lésbica, várias modelos, entre elas Raya Martigny, uma mulher transgênero, desfilaram na sequência com trajes desenhados por talentos emergentes da moda.

A imagem mostra um desfile de moda em um ambiente moderno, com várias pessoas em trajes coloridos e extravagantes. Uma modelo em destaque, com cabelo vermelho e uma capa prateada, caminha com uma espada. Ao fundo, há uma iluminação suspensa composta por lâmpadas longas e finas. Outras pessoas estão sentadas em uma mesa, observando o desfile.
Performance na Passerelle Debilly durante cerimônia de abertura de Paris-2024 - Tingshu Wang - 26.jul.24/Reuters

Um pouco antes, em um trecho chamado "Amores parisienses" do quadro "Liberdade", o diretor artístico Thomas Jolly –que revelou ter sido assediado quando adolescente por sua homossexualidade– colocou em cena "uma Paris em que o desejo se afirma e se expressa", segundo o documento que apresenta o desenvolvimento do espetáculo.

Após uma "coreografia sensual e aérea que evoca como se gera o desejo", interpretada por dançarinos com roupas nas cores arco-íris da bandeira LGBTQIA+, dois homens se beijam e um trio se tranca em um quarto.

A eurodeputada francesa Marion Marechal reagiu com uma mensagem nas redes sociais: "Difícil apreciar as estranhas cenas entre Maria Antonietas decapitadas, um trouple [trio amoroso] que se beija, drag queens, a humilhação da guarda republicana obrigada a dançar com Aya Nakamura, a feiúra dos trajes e das coreografias."

"Procuramos desesperadamente a celebração dos valores do esporte e da beleza da França em meio a uma propaganda woke tão grosseira", acrescentou a legisladora de extrema direita.

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