Descrição de chapéu mudança climática

Geleiras de montanhas têm menos água do que se pensava, aponta estudo

Portanto, perdas expressivas nessas estruturas podem acontecer antes do que o calculado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Amélie Bottollier-Depois
Paris | AFP

As geleiras das montanhas, derretendo sob o efeito da crise climática, contêm menos água do que os cientistas pensavam, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira (7) que aponta riscos em regiões como os Andes.

"A descoberta de que há menos gelo é importante e terá consequências para milhões de pessoas em todo o mundo", explica um dos autores, Mathieu Morlighem, da Dartmouth College, nos Estados Unidos.

As geleiras estão em constante movimento, desmoronando sob seu próprio peso. Até agora "não sabíamos exatamente com que velocidade" se movem, disse à AFP o principal autor do estudo, Romain Millan, do Instituto de Geociências Ambientais de Grenoble, na França.

Pesquisadorse caminham em área de neve, na Áustria
Pesquisadorse caminham em área de neve, na Áustria - 15.out.2021 - Lisi Niesner/Reuters

Com a ajuda de centenas de milhares de imagens de satélite de geleiras e sua modificação, os pesquisadores conseguiram criar um atlas no qual se deduz a espessura de 98% das mais de 200 mil geleiras de montanha do planeta. Isso exclui as maiores geleiras, que estão na borda das calotas polares.

A nível mundial, os resultados publicados na Nature Geoscience mostram que essas geleiras são mais finas do que se pensava anteriormente.

"Se todas as geleiras das montanhas derretessem, isso significaria que sua contribuição para a elevação do nível do mar seria 20% menos importante" do que se pensava anteriormente, indica Romain Millan.

Os autores calculam que essa contribuição potencial seria da ordem de 26 cm.

Mas isso não é uma boa notícia, pois as geleiras do Círculo Polar Ártico já contêm água suficiente para elevar o nível dos oceanos em cerca de 13 metros.

Por isso, as reservas dos Andes contêm 27% menos água do que se pensava anteriormente.

Em vez disso, o impacto é potencialmente devastador para as populações que dependem das geleiras para beber ou para a agricultura.

O impacto na bacia de La Paz, na Bolívia, será muito importante para o derretimento do gelo, alertam especialistas.

Cientistas que assessoram a ONU sobre mudanças climáticas alertam que geleiras baixas como as dos Alpes podem perder 80% de seu volume até 2100.

Estes novos dados obrigam os cientistas a revisarem essa projeção, indica Romain Millan.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.