Papa Francisco poderá participar de negociações climáticas na COP28

Fontes do Vaticano afirmam que chance de viagem a Dubai ocorrer é de 90%; ato seria inédito na história das conferências do clima da ONU

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Philip Pullella
Reuters

O papa Francisco poderá participar da conferência climática COP28 que começa no próximo mês em Dubai, segundo fontes do Vaticano, para levar adiante seu recente apelo por ações para conter o aquecimento global.

Seria a primeira vez que um papa participaria de uma conferência da ONU sobre mudança climática desde seu início, em 1995.

Francisco quer ir a Dubai, disse o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, à Reuters, nos bastidores de um evento católico-judaico em Roma nesta quarta-feira (18), acrescentando que nenhuma decisão final foi tomada.

O papa Francisco cumprimenta fiéis na praça de São Pedro, no Vaticano
O papa Francisco cumprimenta fiéis na praça de São Pedro, no Vaticano - Filippo Monteforte - 27.set.2023/AFP

Outras fontes do Vaticano estimam que a probabilidade de o papa ir ao evento de 30 de novembro a 12 de dezembro seja de 90%.

Os chefes de Estado geralmente participam apenas das sessões de abertura das conferências. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou no início das duas últimas reuniões, em Sharm el-Sheikh, no Egito, no ano passado, e em Glasgow, na Escócia, em 2021. Essas conferências também são ocasiões para reuniões bilaterais.

Francisco, de 86 anos, fez da proteção do meio ambiente uma das marcas de seu papado e se reuniu na semana passada com o presidente da COP28, Sultan al-Jaber.

Em um documento publicado em 4 de outubro, Francisco fez um apelo aos negacionistas da mudança climática e a políticos relutantes sobre a questão para que mudem de opinião, dizendo que eles não podem ignorar as causas humanas ou ridicularizar a ciência enquanto o planeta "pode estar chegando ao ponto de ruptura".

O documento, conhecido como Exortação Apostólica e intitulado "Laudate Deum" (louvado seja Deus), foi uma continuação da encíclica de 2015 de Francisco sobre o meio ambiente "Laudato Si" (louvado seja), que precedeu a conferência climática na qual foi assinado o Acordo de Paris.

O novo texto foi motivado por recentes eventos climáticos extremos e são mencionados várias vezes os desafios enfrentados pela COP28.

Um fracasso em Dubai, disse Francisco no documento, "será uma grande decepção e colocará em risco tudo de bom que foi alcançado até agora".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.