Descrição de chapéu BBC News Brasil

Seca histórica na Amazônia pode levar floresta a ponto de 'não retorno'?

Centistas temem que bioma não seja mais capaz de gerar chuvas necessárias, o que levaria a um processo de savanização da floresta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC News Brasil

A floresta amazônica tem enfrentado nos últimos meses a seca mais intensa já registrada. Um dos rios da região, o Rio Negro, atingiu seu nível mais baixo desde que começaram os registros, há 121 anos.

Vilarejos da região que dependem da navegação estão ficando inacessíveis, enquanto incêndios florestais queimam parte da vegetação e animais morrem.

Canoas de moradores às margens de rio com galhos e terras secas ao redor. Na imagem, é possível observar dois galões e uma pessoa caminhando.
Canoas de moradores da comunidade Renascer, que deixaram suas casa por falta de água por seca extrema, às margens do rio Negro - Lalo de Almeida/ Folhapress

Muitos cientistas temem que eventos como esse estejam contribuindo para levar a maior floresta tropical do mundo a um ponto de não retorno, em que o bioma não seria mais capaz de gerar as chuvas que o mantêm e que levaria a um processo de savanização da floresta.

Uma equipe da BBC esteve na região e conversou com especialistas e moradores sobre a situação.

Este texto foi originalmente publicado aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.