Siga a folha

Descrição de chapéu Copa do Mundo

Come on England: 5 boas razões para torcer pela Inglaterra

Agora que o Brasil foi eliminado, está na hora de apoiar os Three Lions na Copa

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Agora que estamos todos liberados do sofrimento de torcer pela seleção verde-amarela de Tite, que não conseguiu nos levar ao paraíso, posso assumir completamente o meu lado anglófilo.

Desde a eliminação do Brasil (e de Portugal, do sensacional CR7, o maior do mundo), torço com todas as forças para a Inglaterra vencer a Copa na Rússia.

E apresento abaixo cinco excelentes razões para os brasileiros também torcerem pelos Three Lions, como a seleção inglesa é conhecida:

Os vira-latas: o futebol foi inventado na Inglaterra e vários dos melhores times do mundo são ingleses. Mas por muitos anos, eles se achavam os "underdogs" do esporte (algo como os vira-latas do futebol). Perderam várias decisões, em Copas do Mundo e Eurocopas, nos pênaltis. Ficaram traumatizados por décadas. Uma vitória na Rússia faria justiça aos criadores do esporte bretão.

Go Kane: Harry Kane é o grande craque do time e o goleador da Copa do Mundo até aqui. Kane sempre foi um modelo de atleta e profissional. Focado, artilheiro e matador, ele não perde tempo nem a cabeça com simulações, discussões com o juiz ou com brigas com adversários. Ele não tenta levar vantagem indevida nos jogos, não se apresenta como celebridade e sabe que sua única função é fazer gols. É um verdadeiro líder aos 24 anos. Merece ser o grande artilheiro e campeão da Copa. Um exemplo positivo para as crianças e futuros atletas.

Onze em campo: A Inglaterra pode não ter o time mais brilhante da competição, mas joga um forte futebol coletivo de resultados. O técnico Gareth Southgate ganhou a confiança de todos ao barrar estrelas que se achavam maiores do que o time mesmo estando fora de forma –como Wayne Rooney. Ao contrário de outros times badalados, a seleção inglesa não é dependente de um ou dois jogadores. É um conjunto forte justamente porque todos jogam juntos e num nível parecido.

O melhor campeonato do mundo: A Inglaterra revolucionou o futebol ao criar a Premiership, de longe o melhor e mais competitivo campeonato nacional do mundo. Algumas das maiores estrelas do esporte, de todas as seleções, jogam na Premier  League. E todos os jogadores da seleção inglesa jogam no país. O campeonato é organizado pelos clubes e sem as politicagens e viradas de mesa que costumam avacalhar tantos campeonatos nacionais por certos países. Por aqui, temos jogos que são verdadeiros espetáculos. Melhores do que os da Copa. Todos os fins de semana.

Os súditos da coroa: Os quatro países ainda disputando a Copa merecem todo o respeito e são grandes nações. Mas a Inglaterra é um país simplesmente sensacional, único. Trata-se de uma das mais antigas democracias do mundo. É um país multicultural, onde as lutas das minorias são mais aceitas do que em muitos outros lugares. A Inglaterra tem um dos melhores sistemas de saúde do mundo –que é público e gratuito no ponto de entrega! A educação (pública e gratuita!) também é de excelente nível. Os ingleses já deram presentes ao mundo em várias áreas: os Beatles, Virgina Woolf, Shakespeare, Newton, as sufragistas, Monty Python, David Bowie, Stephen Hawking, Chaplin... É uma lista enorme. Além do futebol, criaram vários outros esportes populares. E como não citar os maravilhosos pubs ingleses! Por outro lado, a culinária, é verdade, deixa muito a desejar... mas, apesar disso, esses ingleses ainda merecem ganhar a Copa.

Come on England!

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas