Siga a folha

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Para vingar aqui, Virgin teria voos com chuva, batatas e dentes feios

O anúncio de rota para São Paulo gerou revolta nas redes sociais por abusar de estereótipos errados do nosso Carnaval

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A companhia aérea britânica Virgin Atlantic anunciou a estreia de seu primeiro voo para a América Latina, ligando Londres a São Paulo. A empresa é a terceira a ligar o Reino Unido ao Brasil, fazendo concorrência à British Airways e à Latam

No vídeo de divulgação, a atriz Juliana Paes e dois bailarinos são comissários de bordo que se vestem com fantasias de Carnaval e caem no samba, mas ao som de um merengue.

As instruções de segurança são dadas com passos de samba e, no lugar de coletes salva-vidas, caem do teto confetes e maracas. O anúncio vende São Paulo como "terra de samba, caipirinhas, praias e belezas naturais".

O anúncio gerou revolta nas redes sociais. Não pelo valor dos voos, com preços a partir de R$ 4.000, mas por abusar de estereótipos brasileiros.

Muitos dizem que o país é muito mais que Carnaval e caipirinha. Sem falar que maracas não são instrumentos musicais tocados no Brasil. Muito menos no Carnaval.

Juliana Paes em propaganda da Virgin Atlantic - Reprodução/Twitter-Virgin Atlantic

Juliana Paes foi criticada por aceitar participar da propaganda. Alguns alegam que a atriz só poderia estar com dívida de jogo para aceitar "vender" o país dessa forma, ainda como uma mera figurante do vídeo.

Outros se indignaram com a associação da cidade chamada de "túmulo do samba" com praias e samba. O inglês que chegar a Guarulhos a procura de um mergulho no mar vai encontrar apenas o rio Tietê com um sofá boiando.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, acusou a companhia de fazer propaganda enganosa e vender gato por lebre, ou São Paulo por Rio de Janeiro.

Para anunciar um voo para São Paulo, alguns sugeriram mostrar uma cabine de avião cheia de fuligem e alagamentos. No lugar dos comissários, teríamos prédios e canteiros de obra. A parte exclusiva do voo se chamaria "Primeira Classeria Gourmet da Villa".

Os mais radicais propuseram até reabrir a finada companhia aérea paulista Vasp e anunciar voos diretos de São Paulo a Londres. Na propaganda, no lugar de coletes salva-vidas, cairia chuva.

Os comissários de bordo se vestiriam como Guardas do Rei, com chapéus de pelúcia. Teriam um péssimo humor e dentes horrendos. As refeições teriam apenas receitas ruins. Aos passageiros, as aeromoças perguntariam: "Potato or Potato?".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas