Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio

Um calendário das tretas carnavalescas para 2023

Bloco ou bloquinho? Pode fantasia de indígena? Glitter mata tartarugas?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carnaval começa oficialmente sábado e milhões de foliões já estão disputando as melhores agendas de blocos, trios e escolas de samba para aproveitar ao máximo "maior show da Terra"

Mas se engana quem acha que o evento é só alegria. Muitos, em vez de beber e beijar na boca, preferem gastar a temporada em discussões intermináveis para definir o que é permitido ou não.

O folião —se é que esse termo ainda é permitido— não sabe se vai "foliar" ou se cairá na sessão de "Certo e Errado" da revista Capricho. Com tantas pautas para discussão, foi criado o Calendário de Tretas Carnavalescas 2023. Pegue sua agenda e abrace a sua:

Ainda hoje, acontece a treta "É bloco ou bloquinho?", com cariocas, proibindo o uso do diminutivo na palavra "bloco", contra os paulistas, que insistem em chamar tudo de "bloquinho". Como dizem no Rio, o "pau vai comer solto" nessa treta.

No dia 18 de fevereiro começa o confronto "Homem vestido de mulher: diversão ou machismo?". O objetivo é discutir se o ato tem um tom de chacota às mulheres ou se são apenas homens héteros que assaltaram o guarda-roupas da mãe.

Na ilustração de Galvão Bertazzi tem um bloco de carnaval sem cores, sem música e sem alegria. Os foliões transitam sérios pela avenida levantando um estandarte onde se lê BLOCO DO NÃO PODE NADA. Um rapaz diz EI! NÃO PODE SORRIR! para uma garota sorridente
ilustração de Galvão Bertazzi para coluna de Flávia Boggio de 15.fev.2023 - Galvão Bertazzi

A treta "Glitter: agente do apocalipse climático?" foi marcada para o dia 19, após um folião colocar um brilho no rosto e aparecer a Greta Thunberg de dentro de sua pia perguntando: "Esse glitter é ecológico?".

Já a treta "Fantasia de indígena: homenagem ou apropriação cultural?" acontece no dia 20 de fevereiro. Pessoas contra o uso de adereços de povos originários brigam com pessoas de cocar. Se der tempo, encaixam o conflito "Pode usar a palavra 'índio'?".

Já no dia 21, a pauta é "Copo Stanley, garantia de cerveja gelada ou coisa de boy?". Foliões que usam o copo estilo Stanley, preferido pelos jogadores de beach tennis e faria-limers, enfrentam apreciadores de cerveja latão, impossível de manter gelada no calor de 40º. Em seguida, entra a pauta "Folião rico tomando corote: direito ou apropriação cultural dos despossuídos?".

Na Quarta-feira de Cinzas, acontece a treta "Patriota cantando 'Vou festejar': pode?". Conservadores radicais que adoram Beth Carvalho, mas ignoram a história da cantora, tretam com o resto dos foliões para decidir se estão errados ou completamente equivocados.

Voltamos a qualquer momento com novas datas de tretas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.