Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu

Toda fantasia será cancelada

Esqueçam o limite do humor, vem aí o limite da fantasia de Carnaval

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O assunto já foi discutido e quase esgotado.

Para você que fez um retiro de silêncio, se perdeu na mata ou foi enterrado vivo e só agora voltou à civilização, no último fim de semana, a atriz Alessandra Negrini dividiu opiniões ao desfilar em um bloco fantasiada de índia.

Um lado alega que índio não é fantasia, mesmo como forma de protesto. O outro defende que a fantasia jogou luz sobre a causa indígena. Um terceiro lado afirma que ela estava bem gostosa —opinião sexista, porém, verdadeira.

Ilustração pessoa nua com diversas máscaras flutuando perto da cabeça dela. Há confetes e serpentinas no fundo
Galvão Bertazzi/Folhapress

Mas foi-se o tempo em que Carnaval era a festa da carne, momento para perder as estribeiras e acordar em um banheiro químico com purpurina no dente. Agora qualquer falha moral na fantasia será condenada e o autor jogado na cova do cancelamento.

Como muitos foliões estão confusos com o que usar sem linchamento moral, o Comitê do Cancelamento Carnavalesco atualizou a lista de fantasias proibidas. Esqueçam o limite do humor. Vem aí o limite da fantasia de Carnaval:

Fantasia de anjo. Entidade sagrada em diversas religiões, não pode ser usada para cambalear pelas ruas bebendo cerveja latão. O mesmo vale para a fantasia de diabinha, símbolo sagrado da Igreja Satanista. Quem vesti-las arderá no inferno do cancelamento.

Mulher-Maravilha. Heroína americana, não representa “essa gente bronzeada mostrar seu valor”. Como a atriz que interpreta a heroína já foi cancelada por defender causas israelenses, quem usar a fantasia será sumariamente cancelado.

Fantasia de samambaia. Se as folhas forem de plástico, serão lançadas ao mar e matarão tartarugas. Se a samambaia for verdadeira, você vai estragar uma planta que poderia enfeitar um apartamento na Santa Cecília. Ambas canceladas.

Esqueleto. Não se sabe se existe vida após a morte. Mas, se existir, fantasia de esqueleto pode ofender espíritos dos mortos que vagam entre nós. Quem usá-la será um cancelado post-mortem.

Para quem acha que a única solução é desfilar pelado, a nudez também foi classificada como privilégio da elite que, com a proteção do dinheiro, abusa do poder para andar pela rua como veio ao mundo. Nesse Carnaval, toda nudez também será cancelada.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.