Siga a folha

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

A pandemia descontrolada

Nacionalismo populista ressurgente seria uma possível explicação para o atual cenário da doença

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Uma possível explicação para a atual situação da pandemia pelo novo coronavírus em nosso meio foi sugerida recentemente em editorial de revista norte-americana especializada em saúde pública.

Caitlin R. Williams, Jocelyn G. Kesterbaum e Benjamim M. Meier analisam na revista AJPH, editado pela Associação Americana de Saúde Pública, o nacionalismo populista ressurgente que vem adotando caminhos de possíveis consequências permanentes para a saúde das populações.

Em contraste com a governança global, forma de apoio para necessidades básicas e direitos humanos universais, o nacionalismo procura fechar-se para dentro, priorizando interesses nacionais sobrepostos aos demais.

E para consolidar o poder, explicam os autores, usam o populismo como uma estratégia política construída na divisão colocando “o povo” contra “a elite”.

O nacionalismo populista ataca onde saúde e direitos humanos estavam crescentes antes do surto da Covid-19, com aprimoradas táticas aplicadas, e ampliadas atualmente na resposta à pandemia, como não usar máscara e evitar a vacina.

Williams e os colaboradores destacam que populismo e nacionalismo têm em comum tendências autoritárias e citam como exemplos os ex-presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como autores de medidas para enfraquecer instituições que podem defender as regras da lei e limitar os poderes desses políticos, quando investidos de autoridade.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas