Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk

Os riscos do álcool em gel para crianças

Pesquisadores identificaram mais acidentes envolvendo o produto em contato com os olhos dos pequenos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um aumento de acidentes com álcool em gel nos olhos de crianças foi detectado pelos Centros de Controle de Intoxicações da França. Eles ocorreram em locais públicos e a maior parte dos casos foi de gravidade leve, porém com dor.

Gilles C. Martin e colaboradores do Hospital da Fundação Rotschild, referência em oftalmologia pediátrica em Paris, e dos centros de intoxicações, analisam essas ocorrências em estudo publicado na revista científica Jama Ophthalmology.

Os acidentes oculares com crianças aumentaram de 33 casos em 2019 para 232 em 2020, com os pacientes com idade média de 4,5 anos.

Casal com criança anda em shopping em São Paulo
Homem e mulher com criança andam em shopping em São Paulo - Nelson Almeida/AFP

Cerca de 63 casos no ano passado ocorreram em lojas e shoppings, na França. Restaurantes também, mas em menor número. Esses acidentes foram associados a dispensadores automáticos ou de pedal, oferecidos gratuitamente para o público.

Quando manipulados, liberam doses unitárias. Permanecem geralmente a 1 metro de altura, quase na linha dos olhos das crianças.

Os autores alertam para a importância do álcool em gel para a prevenção da contaminação pela Covid-19 --o cuidado faz parte do trio lavar ou desinfetar as mãos, manter distância e usar máscara facial-- mas deve ser mantida longe de crianças.

Destacam, também, que o estudo pode não refletir essa ocorrência em outros países.

Entretanto, é sempre conveniente, em relação a crianças, tomar conhecimento sobre novos problemas para prevenir acidentes nessa fase da vida.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.