Julio Abramczyk

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Julio Abramczyk
Descrição de chapéu Coronavírus

A máscara é necessária e indispensável

Recusa na prática desse simples cuidado é um fenômeno que merece ser estudado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na pandemia da Covid-19 que afeta a população mundial, as autoridades em infectologia recomendam que as pessoas usem máscara protetora facial quando estiverem próximas de outras pessoas. E em qualquer que seja o local.

A infecção pelo Sars-CoV-2 já está bem identificada e sua transmissão pelo ar, por gotículas respiratórias produzidas e expelidas quando as pessoas falam, respiram ou espirram, também.

Entretanto, algumas pessoas que deveriam dar exemplo à população recusam-se a usar a máscara. Advertidas da necessidade de usá-la, respondem negativamente e com violência, como foi o caso do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), preso pela Polícia Federal na terça-feira (16).

Em Brasília, temos a coincidência de muitos ministros com Covid-19, possivelmente por terem participado de reuniões com pessoas sem a presença desse simples cuidado.

A recusa em usar a máscara é um fenômeno que merece ser estudado.

A função da máscara é reduzir a emissão de gotículas carregadas do vírus pelos seus usuários infectados e assintomáticos ou pré-sintomáticos, responsáveis por mais de 50% das transmissões, de acordo com o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA).

Para o CDC, o benefício de prevenção da máscara é derivado da combinação no controle de fonte da infecção e proteção pessoal de tal forma que o benefício individual aumente com o aumento no uso de máscara na comunidade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.