Siga a folha

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

O álcool em gel e a água e sabão

Houve época, já superada, em que cirurgiões, antes de operar, colocavam suas mãos em bacias com álcool e iodo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Felizmente muitas pessoas andam pela cidade com uma pequena garrafa de álcool em gel nas mãos. Parece moda, mas é uma positiva medida espontânea da população para a eventual dificuldade em lavar as mãos com água e sabão.

Devemos sempre, recomendam as principais autoridades em infectologia, manter as mãos higienizadas nestes tempos de pandemia. Principalmente, destacam, depois de usar o corrimão da escada ou apoiar as mãos no assento de um ônibus durante o transporte.

Mas a medida principal para as mãos é sempre que possível preferir lavá-la com água e sabão esfregando bem por pelo menos 30 segundos. É o que médicos fazem nos centros operatórios, antes das cirurgias, para higienizar as mãos.

Álcool em gel é passado na mão de cliente em loja - Zanone Fraissat/Folhapress

Houve uma época, já superada, em que os cirurgiões, antes de operar os doentes, colocavam suas mãos em bacias com álcool e iodo para higienizá-las, uma forma antiga para evitar contaminação de pacientes por bactérias no ato operatório.

Como referiu Andrew P. Golin no American Journal of Infection Control, uma das maneiras para prevenir a propagação do vírus Sars-CoV-2, como com os patógenos contagiosos anteriores, é a lavagem frequente e eficaz das mãos.

Além disso, é importante usar desinfetantes à base de álcool para inativar o vírus que eventualmente possa estar em superfícies inanimadas, como metal, vidro e plástico.

E quando a lavagem das mãos naquele momento não for possível, a simpática garrafinha de álcool em gel garantirá a higiene das mãos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas