Siga a folha

Fernando Holiday diz que 'vereadores não trabalham', e parlamentar quer sua cassação

Fala foi feita em sessão nesta quarta (4); Camilo Cristófaro chama democrata de 'farsa' e 'moleque'

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O vereador paulistano Fernando Holiday (DEM) irritou seus colegas da Câmara Municipal de São Paulo nesta quarta (4) ao dizer mais de uma vez que "vereadores não trabalham". Assista ao vídeo abaixo. 

A fala foi feita durante debate sobre um projeto de lei sobre aumento de licença paternidade para servidores municipais. Em meio ao seu discurso, Holiday repetiu uma afirmação que ele fez ao programa do apresentador Danilo Gentili, no SBT. 

"Ele [Gentili] me perguntou: 'Os vereadores na Câmara Municipal trabalham?' Eu disse: 'Não'. É uma triste realidade, mas a maioria dos vereadores não trabalham", afirmou. 

Os parlamentares presentes na sessão se revoltaram, e Holiday se exaltou. "Eu não estou voltando atrás na minha fala. Se vossas excelências querem que eu repita, eu repito: A maioria dos vereadores desta Casa não trabalham!"

O vereador Camilo Cristófaro (PSB) diz que na terça-feira (10) vai entregar na reunião de líderes "o pedido de cassação deste moleque". "Não sou vagabundo. Trabalho como um burro de carga", diz ele. 

Para Cristófaro, Holiday "não comparece a encontros de comissões", "nunca foi às ruas da cidade" e "é um garoto malandro que usa o método de denegrir os colegas para se promover". "Ele é uma farsa, e como farsa se trata expurgando da sociedade, e esta é o legislativo municipal", completa ele.

Na sessão, o vereador Adilson Amadeu disse que considera Holiday "um dos grandes políticos da nação", e acrescentou que "a repercussão que dá a sua fala hoje no Brasil é muito grande".

"E você [Holiday] aqui nessa Casa é um menino, político, nobre vereador, querido. Mas... Eu estou fazendo a minha defesa. Eu trabalho!", concluiu Amadeu.

Para a vereadora Adriana Ramalho (PSDB), a fala de Holiday "causou revolta por ser injusta". "Concordar ou não com a atuação de cada vereador é legítimo, mas basta ver as redes sociais para constatar que todos estamos nas ruas todos os dias, trabalhando", diz ela. 

"Também basta ver as redes sociais para constatar que o vereador Fernando Holiday tem opiniões sobre tudo e vive viajando o Brasil, mas não se vê trabalho pela cidade da qual ele é vereador", complementa Ramalho. "[As periferias carentes] agradeceriam se ele polemizasse menos e agisse mais."

À coluna, Holiday afirma que "não disse que todos eles não trabalham".

"Eu disse que a maioria não trabalha. E o critério que eu usei é que a maioria dos vereadores só ficam quando tem votação de projeto do Executivo. Depois, vão embora. Não ficam para votar projetos dos próprios vereadores. Então esses que não ficam, na minha concepção não trabalham", diz. 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas