Siga a folha

Servidores temem violência e pedem a Fachin segurança para atuar nas eleições

Federação representativa dos servidores do Judiciário solicitou uma audiência com o presidente do TSE

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Fenajufe, federação representativa dos servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União, solicitou uma audiência com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Edson Fachin, para tratar de questões relacionadas à segurança dos servidores e dos cartórios eleitorais no pleito deste ano.

O pedido foi enviado na terça-feira (8). "Muitos servidores temem atos de violência durante as eleições de 2022. Precisamos construir uma política para garantir que o funcionalismo possa exercer suas atividades com segurança", afirma Édson Borowski, um dos coordenadores da Fenajufe que assina o ofício.

Ele ainda diz que o país vive uma situação "de intolerância política muito grave e de ameaças ao sistema eleitoral".

"Muitos servidores temem atos de violência durante as eleições de 2022. Precisamos construir uma política para garantir que o funcionalismo possa exercer suas atividades com segurança", afirma.

Fachin tomou posse no mês passado e, em seu discurso, pregou cooperação pacífica e deu recados ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem atacado o TSE e as urnas eletrônicas.

O ministro afirmou que "respeito ao resultado das urnas, "mais do que reconhecer a dignidade do outro, é também proteger o avanço civilizatório". Bolsonaro não compareceu à cerimônia.

O mandato de Fachin expira em agosto, quando está previsto que ele seja sucedido pelo ministro Alexandre de Moraes, que foi empossado como vice-presidente do TSE.


FORA DA TELINHA

A atriz Deborah Secco e a cantora Jojo Todynho foram à abertura do gexperience, espaço interativo baseado em produções dos canais Globo, no Shopping Market Place, em São Paulo. O ator Cauã Reymond e o apresentador Marcos Mion também compareceram à inauguração, ocorrida na segunda-feira (7).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas