Siga a folha

Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Perfil em homenagem a Mujica confunde internautas ao elogiar Lula

Ex-presidente do Uruguai tem laços com o petista e o apoiou em sua campanha para o Palácio do Planalto

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Um perfil em homenagem ao ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica escreveu uma mensagem em defesa de Lula (PT) após o mandatário brasileiro fazer um paralelo entre o que acontece hoje na Faixa de Gaza ao genocídio de Adolf Hitler contra os judeus.

"Viva Lula, Viva Brasil", dizia o post na rede social X (antigo Twitter) nesta terça-feira (20), com um emoji da bandeira do Brasil. A conta, que tem mais de 300 mil seguidores, foi confundida por internautas, que pensaram ser o perfil oficial do ex-mandatário uruguaio.

O petista tem laços com Mujica, que o apoiou em sua campanha para o Palácio do Planalto e veio à posse a convite do atual chefe do Executivo. Ele também chegou a visitar Lula na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, em 2018.

As declarações de Lula abriram nova crise com Israel. No Brasil, entidades judaicas, inclusive de esquerda, criticaram a fala do petista de forma veemente.

O embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, foi chamado pela chancelaria israelense para ouvir uma reprimenda, e Lula foi declarado persona non grata em Israel.

O governo Lula reagiu chamando o embaixador Frederico Meyer de volta ao Brasil para consultas.

À coluna, o ex-chanceler Celso Amorim considera que a frase do mandatário teve efeitos positivos e pode até ajudar na solução do conflito.

A fala de Lula ocorreu no domingo (18), ao conceder uma entrevista coletiva no encerramento de sua viagem à Etiópia. "Sabe, o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus", afirmou o petista.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Erramos: o texto foi alterado

O perfil da rede social X que elogiou Lula é uma conta em homenagem ao ex-presidente do Uruguai José "​​Pepe" Mujica, e não uma conta oficial. O texto foi corrigido. 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas