Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

PSDB e MDB avaliam que federação depende de prazo ser ampliado pelo TSE

Dirigentes dizem que limite de março torna impossível acordo entre as legendas

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A negociação entre PSDB e MDB para formar uma federação esbarra no prazo determinado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que esse tipo de acerto se concretize.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), recebe a visita da senadora Simone Tebet (MDB), na última quarta-feira (2) - @Conjuntura Online no Twitter

Dirigentes das duas legendas avaliam que é impossível fechar um acordo até março, como prevê hoje a Justiça Eleitoral. A federação é uma novidade criada pela legislação, pela qual dois ou mais partidos precisam ter durante quatro anos um programa comum, listas de candidatos unitárias e direção compartilhada.

Na prática, é como se houvesse uma fusão temporária. Há um pedido de diversas legendas para que o prazo de formação das federações seja dilatado até agosto.

No caso de emedebistas e tucanos, há uma série de entraves políticos a serem resolvidos, sobretudo com relação ao apoio para presidente da República.

No MDB, diversos caciques regionais, como Renan Calheiros (AL) e Eunício Oliveira (CE), defendem Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e rejeitam apoiar João Doria (PSDB), por exemplo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas