Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu Folhajus indígenas

Índios fazem mobilização inédita para encontro em defesa de demarcações

A ideia é reunir ao menos mil lideranças no Acampamento Terra Livre

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Movimentos indígenas da Amazônia Legal estão se mobilizando para realizar em abril um encontro histórico em Brasília. A meta é reunir pelo menos mil lideranças indígenas no chamado Acampamento Terra Livre.

O evento que reúne diversas tribos na capital federal está na 18ª edição, mas foi virtual nos dois últimos anos de pandemia. O tema do encontro de 2022 é demarcação de terras.

Indígenas da etnia Deni durante a limpeza do Pirarucu, em acampamento nas margens do rio Xeruã. O peixe foi pescado em uma lagoa formada pelo rio Xeruã, na terra indígena Deni, no estado da Amazônia. - Eduardo Anizelli/ Folhapress

Comunidades indígenas já estão procurando parceiros financeiros para bancar a mobilização. Nos dias 30 e 31 de março, em Manaus, haverá um encontro para tratar da captação de recursos da viagem.

Nós últimos meses, se intensificaram no Congresso discussões que tratam de demarcações. Esta na lista de prioridades do governo emplacar o PL 490/2007, que trata especificamente da demarcação de terras indígenas e tenta fixar um prazo para uma demarcação ser considerada válida.

O governo também busca acelerar a apreciação do PL 191. Chamado de x-tudo, ele trata da regulamentação de mineração, turismo, pecuária, exploração de recursos hídricos e de petróleo e gás em terras indígenas.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas