Descrição de chapéu Chuvas no Sul

Defesa Civil confirma mais uma morte e tragédia do RS já totaliza 162 óbitos

Segundo o órgão estadual, 75 pessoas ainda estão desaparecidas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou no boletim das 19h desta quarta-feira (22) mais uma morte pelas fortes chuvas no estado, totalizando 162 óbitos. O número pode aumentar nos próximos dias, já que ainda há 75 desaparecidos. São 806 feridos.

No total, 467 municípios foram afetados, sendo que 68.345 pessoas continuam desabrigadas e 581.633 foram desalojadas.

A silhueta de uma cidade ao entardecer, com edifícios recortando o horizonte sob um céu de tons alaranjados e amarelados. A luz suave do pôr do sol reflete sobre as águas tranquilas do lago Guaíba
O lago Guaíba e a cidade de Porto Alegre, que vive dias de construção do futuro após ser atingida por umas das maiores tragédias já ocorridas no país - Bruno Santos/Folhapress

Conforme o governo gaúcho, 82.666 pessoas foram resgatadas.

Depois de quase três semanas de interrupção devido à inundação causada pelo lago Guaíba, a rede de ensino municipal de Porto Alegre retomou as atividades a partir de segunda-feira (20). O retorno será escalonado, e mais 16 escolas reabriram na terça (21).

Na rede estadual de ensino, 1.060 escolas foram afetadas em 248 municípios. Foram 378.989 estudantes impactados. No total, 567 escoladas foram danificadas e 67 estão servindo de abrigo para os moradores que perderam suas casas em meio a uma catástrofe climática sem precedentes no estado.

Segundo a Defesa Civil, 1.847 escolas já retornaram às aulas. Outras 493 ainda não voltaram e 325 delas ainda não têm data prevista.

SITUAÇÃO NO RS APÓS AS CHUVAS

  • 162 mortes
  • 75 desaparecidos
  • 806 feridos
  • 68.345 desabrigados (quem teve a casa destruída e precisa de abrigo do poder público)
  • 581.633 desalojados (quem teve que deixar sua casa, temporária ou definitivamente, e não precisa necessariamente de um abrigo público –pode ter ido para casa de parentes, por exemplo)
  • 2.342.460 pessoas afetadas no estado
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.