Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu petrobras

Ministro defende que não se impeça estudo sobre petróleo na foz do Amazonas

Alexandre Silveira, das Minas e Energia, pediu à Petrobras para complementar informações

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defende que não se deve impedir a realização de pesquisa sobre a exploração de petróleo na foz do rio Amazonas. Segundo ele, são estudos "para conhecimento das potencialidades minerais do Brasil".

Ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira, defende estudos para a exploração de petróleo na foz do rio Amazonas (FOTO Gabriela Biló /Folhapress) - Folhapress

Silveira afirmou a interlocutores ser favorável ao diálogo, ainda mais em um tema tão sensível ao país, e sustentou ser importante encontrar a convergência entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

Nesta quarta-feira (17), o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis) recusou o pedido para a realização de estudos de viabilidade para a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas. O presidente do instituto, Rodrigo Agostinho, citou a ausência de informações para garantir condições seguras ao prosseguimento do empreendimento.

Fontes do MME relatam que Silveira já havia enviado ofício à Petrobras solicitando a complementação dos dados conforme solicitado pelo Ibama. O último teria sido enviado na semana passada.

Diante da negativa, a bancada do Amapá se mobilizou para reverter a decisão. O senador Davi Alcolumbre pretender exercer pressão política sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e integrantes do governo. O líder no Congresso, Randolfe Rodrigues, deixou a Rede Sustentabilidade, partido da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas