Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant
Deputada pede a ministérios ações para ampliar acesso de indígenas a universidades
Juliana Cardoso (PT-SP) cita iniciativas adotadas por algumas instituições, como vestibulares indígenas
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A deputada Juliana Cardoso (PT-SP) enviou ao MEC (Ministério da Educação) e ao Ministério dos Povos Indígenas um requerimento sugerindo que façam estudos para a implementação de ações que ampliem o acesso de indígenas a universidades federais e instituições de ensino técnico de nível médio.
A parlamentar lembra que, por causa da lei de cotas e de outras políticas de estímulo, os indígenas representam 0,5% das matrículas de graduação, segundo o Censo da Educação Superior de 2021 —o grupo responde por 0,83% do total de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico de 2022.
Ela cita como exemplos iniciativas de instituições para incentivar o ingresso dessa população, como vestibulares indígenas. Na UnB, processo seletivo do tipo é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Fundação Universidade de Brasília e a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas).
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters