Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu Folhajus BNDES

Justiça determina que Avibras esclareça negociação com grupo australiano

Principal fabricante de foguetes do Brasil pediu recuperação judicial em março de 2022 e estaria em tratativas com o DefendTex para sua venda

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A 2ª Vara Cível da Comarca de Jacareí do Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a Avibras Aeroespacial, principal fabricante de foguetes no Brasil, preste esclarecimento aos credores sobre as negociações envolvendo a venda da empresa ao grupo australiano DefendTex.

Foto de 2011 de demonstração de lançamento de foguetes fabricados pela Avibras no campo de Formosa (GO) - Marcelo Camargo/Folhapress

As informações sobre conversas entre as empresas foram noticiadas na imprensa, mas não foram formalizadas aos credores da Avibras, que pediu recuperação judicial em março de 2022 em meio a dívidas de R$ 570 milhões.

Se a negociação for concretizada, a empresa brasileira evitaria a falência. A decisão do juiz Maurício Brisque Neiva, de 22 de maio, exige que a Avibras preste os esclarecimentos ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), credores da empresa, sobre as "tratativas com a sociedade DefendTex".

"Como o BNDES só teve acesso à operação pela imprensa, é papel do banco criar transparência e mesmo grau de informação para todos os envolvidos", diz Walter Baère, diretor jurídico do banco de fomento. "A Avibras tem o dever de dar a todos os credores habilitados no processo de recuperação judicial transparência, detalhando a operação com a DefendTex."

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas