Siga a folha

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

'É muito violento estar fora da disputa da cidade em que moro', diz deputada do PT sobre aliança em Curitiba

Convenção petista confirmou apoio do partido do presidente Lula ao pré-candidato do PSB

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Curitiba

O PT confirmou neste sábado (20), durante convenção em Curitiba, o apoio à pré-candidatura do deputado federal Luciano Ducci (PSB) à prefeitura da capital paranaense, mas lideranças que lá atrás foram críticas à aliança ainda não acenaram adesão à futura campanha.

"É muito violento estar fora da disputa da cidade em que moro, vivo e sonho", disse a deputada federal Carol Dartora (PT), nesta segunda-feira (22), ao ser procurada pela Folha para avaliar a confirmação do apoio do PT a Ducci.

Deputada federal Carol Dartora (PT-PR) critica decisão do PT, que confirmou aliança com PSB nas eleições de 2024 em Curitiba - Divulgação/Câmara dos Deputados

Dartora defendia candidatura própria e se colocava disposta a se lançar na corrida ao Palácio 29 de Março. A cúpula nacional do PT, contudo, argumenta que a prioridade na disputa de outubro é ampliar o campo progressista, fechando alianças com nomes que se apresentam com chances nas urnas.

Ducci já foi prefeito de Curitiba no passado, quando herdou a cadeira deixada por Beto Richa (PSDB). E sua antiga relação com o PSDB segue incomodando parte do PT local, que não o vê como um representante do campo progressista.

Sem citar nomes, Dartora avalia que as escolhas dos pré-candidatos para a eleição em Curitiba seguiram uma lógica "nepotista, machista, conservadora e racista".

"Precisamos amplificar vozes marginalizadas para promover mudanças reais em nossa cidade. Curitiba também é nossa", diz ela.

Também procurado para comentar a confirmação da aliança entre PT e PSB, o deputado federal Zeca Dirceu se limitou a dizer que se trata de "assunto encerrado".

Além de Ducci, Curitiba tem outros nove pré-candidatos à prefeitura. São eles: Andrea Caldas (PSOL), Beto Richa (PSDB), Cristina Graeml (PMB), Eduardo Pimentel (PSD), Luizão Goulart (Solidariedade), Maria Victoria (PP), Ney Leprevost (União Brasil), Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel de Mattos (PSTU).

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas