Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Ministério faz proposta para melhorar direitos humanos em prisão em Pernambuco

Plano do Ministério dos Direitos Humanos busca corrigir falhas apontadas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Ministério dos Direitos Humanos apresentou nesta terça-feira (20) um plano para o Complexo Prisional do Curado (PE) com medidas que buscam corrigir falhas apontadas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Foto de inspeção do CNJ em unidade do Complexo Prisional do Curado; no destaque, vista parcial da demolição do Presídio Frei Damião de Bozzano - G.Dettmar/Ag.CNJ e Reprodução

A pasta propõe o controle de vagas, entrada e saída de presos, capacitações e monitoramento das atividades dos policiais penais. Também há propostas para melhorar as condições de salubridade e a arquitetura das unidades prisionais, além de oferecer oportunidades de trabalho para a reintegração dos detentos.

O plano foi apresentado durante a 508ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, realizada em Recife. O encontro debateu estratégias para aperfeiçoar a prisão, conforme as recomendações da corte interamericana.

A secretária-executiva do ministério, Rita Oliveira, afirma que o plano foi construído a partir de conversas e encaminhamentos feitos a partir da inspeção realizada no complexo nesta segunda-feira (19).

"São condições muito difíceis, muito precárias, que precisam ser enfrentadas com muito compromisso", afirmou a secretária-executiva do ministério. "Pensamos em revisões de processos e na manutenção de controle sobre esses processos para que tenhamos a população carcerária sob controle."

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas