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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Mercado imobiliário se adapta a ajustes de custo, design e pandemia

Coletas de encomendas e fachadas pré-fabricadas são algumas das tendências

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São Paulo

O mercado imobiliário incorporou mudanças de hábitos trazidas pela pandemia. Parte dos empreendimentos da Gafisa agora têm central de coleta de compras online para receber e distribuir as encomendas dos moradores. Trisul e Even dizem que o coworking também virou prioridade.

Para além da pandemia, o reaquecimento recente trouxe um interesse maior do consumidor por design. "As pessoas querem propor coisas mais criativas e tem mais possibilidade de materiais como painéis metálicos e madeira”, diz Mônica Junqueira, professora da FAU-USP.

Na construção, a Gafisa afirma que, além da tendência das fachadas pré-fabricadas, que economizam o uso de aço e concreto, outros sistemas merecem atenção. Estruturas de madeira, como as usadas nas casas americanas, poderão ganhar popularidade no Brasil, mas antes precisam superar uma barreira cultural do consumidor.|

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

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