Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

BNDES acusa empresa em recuperação judicial de esvaziar caixa

Renova Energia diz que seus atos são acompanhados pelo administrador judicial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Transferência O BNDES obteve uma decisão favorável na Justiça em um caso que azeda a relação com a Renova Energia na recuperação judicial da companhia desde o ano passado. De acordo com a reclamação do banco, a companhia fez uma transação irregular para desviar recursos que deveriam garantir o pagamento de credores. Segundo o BNDES, a operação levaria ao esvaziamento do caixa por meio de uma emissão de debêntures de R$ 51 milhões feita pela Renova.

Dedos Na reclamação levada à Justiça no mês passado, o banco diz que a Chipley, subsidiária da Renova que subscreve a emissão, funciona como “longamanus”, ou seja, a mão avançada que age como executora. É que pelo contrato de financiamento o BNDES tem como garantia a cessão fiduciária de dividendos que a Renova receba da Chipley.

Fio Para o banco, “a operação de emissão e subscrição de debêntures entre Renova e Chipley teve como finalidade a transferência de recursos entre as duas por forma diversa da distribuição de dividendos, para evitar que credores detentores da cessão fiduciária (dos dividendos) pudessem acessar a garantia”.

Fluxo Na semana passada, a Justiça determinou que a empresa não faça qualquer negócio que possa representar novo esvaziamento da garantia. O BNDES diz negocia com a companhia para dar solução à recuperação judicial.

Linha Procurada pela coluna, a Renova afirma que seus atos são acompanhados pela Justiça e pelo administrador judicial. Diz também que após a manifestação da Justiça, o conselho da empresa aprovou operação que vai dar crédito de R$ 350 milhões para normalizar pagamentos e investir.

VEJA OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS PELA COLUNA

Procura de consumidor por crédito volta a subir, diz Serasa

Eduardo Bolsonaro se confunde e irrita profissionais de turismo nos EUA

Com máscaras de Trump e Biden, mercado de produtos da eleição ganha nova cara

XP investe em ONG para abrir bazar de objetos usados

Brasil foi o país mais afetado pela crise, diz multinacional que faz gestão do Riocentro

Havaianas fecha contrato para patrocinar COB em Tóquio

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.