Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Proposta de Doria para preservar orçamento da Fapesp preocupa dirigentes

Governo diz que recursos serão garantidos por decretos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Dirigentes da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo) expressaram desconforto com a solução proposta pelo governo estadual para preservar o orçamento da entidade no próximo ano de um corte de 30%, previsto por um mecanismo de desvinculação de receitas aprovado pela Assembleia Legislativa nesta quinta (17).

Pesquisadores, docentes e estudantes protestaram em frente ao prédio da Fapesp para garantir seu orçamento no fim de 2020 - Marlene Bargamo/Folhapress

O governo comunicou à fundação que os recursos serão garantidos por decretos que o governador João Doria (PSDB) assinará para realocar o dinheiro durante o ano. "Para manter nossa autonomia, o ideal seria não depender de decretos", disse a geneticista Mayana Zatz, do conselho superior da Fapesp.

O planejamento da instituição para concessão de auxílios e bolsas de pesquisa no ano que vem foi feito sem considerar a possibilidade de cortes, com base nas garantias oferecidas pelos representantes do governador.

Na terça (15), os conselheiros da Fapesp se reuniram com o vice-governador paulista, Rodrigo Garcia, e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, que prometeram assegurar o orçamento da entidade. "Ficamos conformados, mas só ficaríamos sossegados com a retirada da desvinculação", disse Zatz.

Para o governo, o dispositivo inserido na lei garante que os recursos da Fapesp serão preservados.

Ricardo Balthazar (interino), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas