Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu indústria

Fabricantes de calçados recebem suspensão de pedidos de clientes

Cancelamentos começaram após novas restrições de funcionamento do comércio em São Paulo e Minas

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Um novo alerta sobre a pandemia acendeu para fabricantes de sapatos que, nesta semana, começaram a receber cancelamentos de pedidos por causa das novas restrições de funcionamento do comércio em São Paulo e Minas, segundo Haroldo Ferreira, presidente da Abicalçados, associação do setor. “Acendeu uma luz amarela. O varejo está receoso e nós somos uma indústria ligada diretamente a ele”, diz. O temor de uma terceira onda da Covid ameaça outros setores com perfil semelhante.

Depois de amargar um tombo de 18,5% na produção no em 2020 por causa do fechamento do comércio, o setor calçadista estima que os prejuízos podem se aprofundar.

Ferreira afirma que a indústria de calçados estava iniciando a sua retomada com a reação do segmento infantil e de tênis, para atender a demanda da volta às aulas. “É uma categoria que estava entrando em um bom período, mas se as escolas fecharem de novo, entra em crise”, diz.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas