Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Pagamento por aproximação ainda atrai mais jovens e pessoas de alta renda
Mastercard e Visa apontam novos crescimentos neste ano
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Com o avanço do uso dos pagamentos sem contato na pandemia, a Mastercard diz que passou de 330 milhões de transações usando a tecnologia entre janeiro e dezembro de 2020 no país, alta de quase 300% na comparação com o ano anterior. A maior parte dos usuários, segundo pesquisa da empresa, são os millennials de 18 a 35 anos.
No mundo, durante o primeiro trimestre de 2021, a Mastercard identificou 1 bilhão de transações a mais do que no mesmo período de 2020.
Nos cartões da bandeira Visa feitas no Brasil, em março, 10% das transações usaram a aproximação —um número cinco vezes maior do que o registrado no mesmo mês de 2020, diz a empresa, que aponta o transporte público como um dos impulsionadores. Segundo a Visa, o público de alta renda ainda é o que mais usa o recurso, e responde por quase 60% das transações.
com Mariana Grazini e Andressa Motter
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters