Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu indústria

Presidente da CNI usa engenharia para se perpetuar no poder, diz adversário

Flávio Roscoe, presidente da Fiemg, diz que se candidata para suceder Robson Andrade se não houver outro nome

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A tentativa de prorrogar o mandato de Robson Andrade na presidência da CNI (Confederação Nacional da Indústria) começa a virar confusão, e a resistência parte de sua terra natal, Minas Gerais.

Flávio Roscoe, presidente da Fiemg (federação das indústrias do estado), divulgou um vídeo para as lideranças das entidades criticando o prolongamento do mandato de Andrade, que foi eleito para a CNI pela primeira vez em 2010 e depois reeleito em 2014 e 2018 para o período que acaba em 2022. Antes disso, Andrade presidiu a Fiemg por dois mandatos consecutivos, de 2002 a 2010.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe - Divulgação

No vídeo, Roscoe diz que Andrade usa subterfúgio e cria engenharia para evitar eleição e se perpetuar no poder. Roscoe também defende voto secreto e diz que pode se candidatar para o cargo, mas abre mão de sua candidatura, caso outro nome se apresente para dar a alternância de poder na instituição.

Procurada pelo Painel S.A., a CNI diz que a reunião que decidiu pela extensão por mais um ano do mandato foi solicitada por 20 dos 27 membros do conselho de representantes e seguiu as normas estatutárias. No encontro, 24 integrantes votaram pela deliberação da proposta, e 23 apoiaram a prorrogação, não apenas para o cargo do presidente, mas de toda a diretoria. Haverá uma segunda reunião do conselho sobre o assunto.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas