Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Surpresa de Bolsonaro em avião da Azul vira batata quente no setor

Presidente entrou em aeronave da companhia para cumprimentar passageiros

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Virou uma batata quente a aparição surpresa de Bolsonaro no avião da Azul na sexta-feira (11) violando as regras sanitárias ao tirar a máscara e causar aglomeração. A companhia aérea decidiu não se manifestar sobre o caso, e a Anvisa, órgão que regulamentou as normas de segurança para o setor aéreo na pandemia, diz que a fiscalização não envolve só a ação direta de seus servidores, mas também os funcionários das aéreas, administradoras de terminais e concessionárias.

Piloto de avião da Azul tira selfie com Bolsonaro na sexta-feira (11) no aeroporto de Vitória, no Espírito Santo - Reprodução

A responsabilidade deve acabar caindo nas costas do piloto. Segundo a Anvisa, o comandante é a autoridade máxima a bordo das aeronaves, ou seja, é ele o responsável por quem entra no avião e também por quem estiver sem máscara. E deve zelar pelo cumprimento das legislações, inclusive as normas sanitárias, diz o órgão.

No dia da visita surpresa de Bolsonaro, porém, o piloto também tirou a máscara​ e fez selfie com o presidente, ao lado da copilota.

Na prática, os envolvidos na fiscalização apontados pela Anvisa não responderam no calor do momento. O viajante que resistir ao uso da máscara pode ser conduzido às dependências da agência nos aeroportos para um ato de infração sanitária, que pode virar multa. A Anvisa decidiu enviar um pedido de esclarecimentos à Azul.

Procurada pelo Painel S.A., a Zurich Airport Brasil, que administra o aeroporto de Vitória, também não quis se manifestar sobre o caso.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas