Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Senador vai pedir que CPI da Covid notifique Azul por deixar Bolsonaro entrar em avião

Presidente apareceu de surpresa em aeronave, foi vaiado e apoiado por passageiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O senador Humberto Costa (PT-PE) afirma que vai pedir à CPI da Covid que notifique a Azul por ter permitido a entrada de Bolsonaro em um avião com passageiros embarcados nesta sexta-feira (11).

O presidente apareceu de surpresa em uma aeronave da companhia que estava parada no aeroporto de Vitória (ES). Foi vaiado por alguns passageiros e apoiado por outros com gritos de "genocida" e "mito".

Ele tirou a máscara para falar e posar para fotos, violando uma série de regras divulgadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Também provocou aglomeração, quebrando protocolos de segurança estabelecidos para o setor na pandemia.

VITORIA, ES, 11-6-2021 - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi vaiado e xingado ao entrar em um avião para cumprimentar passageiros nesta sexta-feira (11) no aeroporto de Vitória, no Espírito Santo. (Foto: Reprodução)

"Vou apresentar um requerimento para que a CPI se dirija tanto à Anac, que é quem edita as regras, quanto à própria Azul, para questionar por que isso ocorreu. A resolução da Anac é clara. Em todas as áreas do aeroporto, inclusive aeronaves, é obrigatório o uso da máscara. Foi grave porque entrou cidadão sem máscara, na tripulação, uma pessoa sem máscara, o próprio presidente tirou a máscara para agredir pessoas. É um descumprimento. Ele não está acima de ninguém para desrespeitar legislação e normas", disse Costa.

Em março, a Anac divulgou novas regras sobre o uso de máscaras para passageiros e trabalhadores em aeroportos e voos, que proíbem o uso dos modelos com válvula ou transparente, bandanas, lenços e protetores faciais sem máscara por baixo.

O endurecimento dos padrões foi atualizado pela Anvisa, que é a responsável pela fiscalização no ambiente aeroportuário. As penalidades também devem ser aplicadas pela vigilância sanitária.

Procurada pelo Painel S.A., a Azul não se manifesta.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.