Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Pagamento sem contato deve ficar entre novos hábitos do consumidor no pós-pandemia
Cerca de 80% dos estabelecimentos adotaram medida, diz pesquisa
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Na série de mudanças de hábito que os consumidores adotaram na pandemia, o pagamento sem contato ou com cartão por aproximação parece ter se consolidado no comércio. Atualmente, o método aparece em 8 a cada 10 estabelecimentos, como bares, restaurantes, supermercados e açougues, segundo levantamento realizado pelo Instituto Locomotiva a pedido da VR.
O aumento no uso de cartões com a tecnologia NFC (por aproximação) começou a subir com força logo no início da pandemia, estimulado pelas medidas de distanciamento social e redução do contato com as mãos para tentar evitar o contágio do coronavírus.
Outras formas de pagamento possibilitadas pelo Pix também cresceram: 70% dos entrevistados disponibilizam QR Code aos clientes e 29% enviam links de pagamento.
com Andressa Motter e Ana Luiza Tieghi
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