Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Inflação e queda de safra provocam falta de café em supermercado

Indicador da ruptura na prateleira voltou a subir em dezembro, diz Neogrid

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A queda na safra e a inflação do café, que levaram o consumidor a reduzir a compra dos grãos gourmet para buscar o torrado e moído tradicional mais barato, provocaram também a falta do produto nos supermercados.

O indicador que mede a indisponibilidade de mercadoria nas prateleiras voltou a subir para o café, segundo a Neogrid, empresa de software para o varejo que faz o monitoramento.

Agricultora colhe café em fazenda na Chapada de Minas - Leo Drumond/NITRO/Sebrae/Divulgação

Depois de começar o ano em um patamar de 6% e atingir o pico de 10,5% em junho, o índice vinha caindo. Ficou em 9,2% em novembro, mas subiu de novo para 9,8% em dezembro.

Robson Munhoz, diretor da Neogrid, cita uma conjunção de fatores que impulsionaram o chamado índice de ruptura: estiagem, cenário de recessão, inflação elevada, perda do poder de compra, aumento de preço dos cafés especiais e, consequentemente, alta na demanda por produtos mais baratos.

O café moído foi o segundo item do IPCA que mais subiu no ano passado. A variação chegou a 50,24%. A falta de chuvas e as geadas castigaram plantações em estados como Minas Gerais.

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) apontou queda de 24,4% na produção de café do país em 2021. O ano foi de baixa no ciclo bianual do café arábica, situação acentuada pela seca prolongada.

com Andressa Motter e Ana Paula Branco

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas