Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Comércio popular do Brás lança selo contra pirataria
Lojistas da região querem acabar com estigma de mercado irregular
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A região do comércio popular do Brás, em São Paulo, vai lançar um selo de certificação para as lojas que não vendem produtos piratas.
Segundo a Fevabrás (Federação dos Varejistas e Atacadistas do Brás), que reúne 20 associações e mais de 10 mil lojistas da região, a ideia é acabar com o estigma de que todo o mercado popular é feito de produto pirata.
Gustavo Dedivits, presidente da entidade, afirma que o comércio irregular atrapalha os negócios porque prejudica o relacionamento com as marcas.
Elaborado com o movimento Fibra Ética, o selo deve ser lançado nos próximos 40 dias, afirma Dedivits, e poderá ser usado pelas empresas do bairro em seus sites, emails, vitrines, catálogos, embalagens e outros materiais institucionais.
O Brás e a rua 25 de Março estão entre os maiores mercados e varejistas de falsificações no Brasil e na América Latina, segundo relatório do escritório de representação comercial dos EUA (USTR, na sigla em inglês).
Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco
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