Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Teste de farmácia com resultado positivo de Covid registra nova queda

Fevereiro fechou com volume 65% abaixo de janeiro no levantamento da Abrafarma

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O número de testes positivos de Covid segue em queda nas farmácias, de acordo com o monitoramento da Abrafarma, associação do varejo farmacêutico, que vem acompanhando a trajetória desde o lançamento do serviço no início da pandemia.

O mês de fevereiro fechou com volume 65% abaixo do registrado em janeiro.

Profissional de saúde coleta uma amostra de cotonete em um menino para ser testado para o coronavírus em Pequim, em meio a um aumento recorde de infecções em toda a China - Noel Celis/AFP

Segundo o levantamento divulgado nesta segunda (14), as farmácias realizaram mais de 1,1 milhão de atendimentos no mês passado e detectaram o coronavírus em cerca de 350 mil clientes. Em janeiro, quando foi alcançado o recorde de casos, foram 984 mil positivos.

O presidente da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto, diz que a queda aponta retomada ao patamar anterior às festas de final de ano, porém, a proporção de casos por região é destoante. Paraná e Rio Grande do Sul, por exemplo, mantêm o número de casos positivos muito acima de São Paulo e Rio.

O mês de março traz um cenário diferente porque, agora, os autotestes são vendidos nas farmácias brasileiras. Mas o saldo deve seguir no mesmo ritmo, de acordo com as previsões da Abrafarma.

Pelos dados da entidade, até o dia 6 deste mês, o percentual de casos é o menor desde o final de dezembro, quando a ômicron avançou no país. Os resultados do autoteste não são informados a nenhum órgão, por isso não vão aparecer no levantamento.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas