Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Volks dá largada em projeto de fábrica de carro elétrico

Conselho aprovou nesta sexta (4) o local que receberá investimento de 2 bilhões de euros

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O conselho da Volkswagen aprovou nesta sexta (4) um investimento de 2 bilhões de euros na nova fábrica de carros elétricos que ficará perto de sua sede em Wolfsburg, na Alemanha. O início da construção está previsto para o primeiro semestre de 2023.

Sede da empresa automobilística Volkswagen na cidade alemã Wolfsburg - Fabian Bimmer-9.dez.21/REUTERS

Segundo a montadora, a partir de 2026, a produção de seu modelo elétrico Trinity será neutra em carbono, com novos padrões em autonomia de condução.

A Volkswagen projeta a nova fábrica para se tornar modelo para a unidade principal existente e toda a empresa. A expectativa da alemã é também expandir as atividades de bateria, carregamento e digitalização para fortalecer a competitividade.

"Estamos estabelecendo referências na indústria automotiva com a Trinity e a nova fábrica e transformando Wolfsburg no farol global da produção de veículos de ponta e eficiente. Isso reafirma que a transformação econômica da Alemanha como centro da indústria pode ser alcançada", afirma o CEO da Volkswagen, Ralf Brandstätter, no comunicado.

A Volkswagen anunciou ainda investimentos específicos no treinamento de funcionários para a era digital. A montadora quer até 2030 ter cerca de 4.000 profissionais habilitados para exercer funções novas e outros 8.000 aperfeiçoados.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas