Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu indústria

Brasileira Portobello quer ter metade da operação fora do Brasil em três anos

Fabricante de cerâmica prepara abertura de fábrica nos Estados Unidos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A brasileira Portobello quer ter metade de suas operações fora do país em três anos, segundo Cesar Gomes Junior, presidente do conselho de administração do Portobello Grupo.

A empresa de cerâmica e revestimento, que nos últimos anos tem investido no mercado internacional, vê no cenário macroeconômico uma oportunidade de avançar.

"Tem uma guerra comercial e geopolítica. Nossos concorrentes estão sofrendo com o frete mais do que nós, têm um problema de energia pior do que o nosso. Abre um espaço para a indústria nacional. O cenário é propício para crescer internacionalmente", diz Gomes Junior.

Cesar Gomes Junior, presidente do conselho de administração do Grupo Portobello - Divulgação

O alvo inicial deste movimento é o mercado dos Estados Unidos, que já importa os produtos da Portobello e vai abrigar a primeira fábrica da empresa fora do Brasil. A nova sede começou a ser construída no final do ano passado e deve empregar mais de 200 funcionários, segundo a empresa.

"A gente sabe que vive um contexto político difícil, que gera uma série de incertezas. No nosso modo de ver, é importante crescer na internacionalização. É nossa prioridade. A internacionalização não só é extremamente rentável como também cria nossa estabilidade no mercado externo", afirma Gomes.

Atualmente, a empresa exporta para mais de 60 países, especialmente para América Latina.

Joana Cunha com Andressa Motter

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas